O horizonte é o guia mais confiável.
- Raigil Rosas
- 15 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan.
O diário de uma professora e artesã que ainda sonha mudar o mundo.

“O sonho é ver as formas invisíveis / Da distância imprecisa, e, com sensíveis / Movimentos da esp’rança e da vontade, / Buscar na linha fria do horizonte / A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte – / Os beijos merecidos da Verdade.” Fernando Pessoa
Caminhar na mata é um exercício de humanidade, talvez um dos maiores desafios para os ocidentais mais urbanos que você conhece. Pensa comigo, a distância dos afazeres cotidianos, a dificuldade em conseguir sinal de Wi-Fi, ter que guardar o próprio lixo, alimentar-se daquilo que consegue carregar, caminhar, caminhar, caminhar... Difícil mesmo! No entanto, renovador. Uma espécie de recarga de energia, e é disso que estou ansiando neste momento.
Nestes dias de distanciamento social, a gente percebe o quanto pequenas coisas estão longe da atual realidade e como são importantes. Sinto falta de respirar o ar puro das longas caminhadas nas trilhas de outrora, porque eram elas que me ajudavam a rever o que trilhei até aquele dia e (re)planejar uma nova jornada. Além do prazer de encontrar uma cachoeira, um rio, um lago, a praia, um montão de beleza para admirar... claro! Sempre havia um prêmio que consolava os arranhões nas pernas e braços desprotegidos, ou o cansaço da falta de prática dos exercícios diários. No caminho ainda haviam as surpresas concedidas pela natureza, eram tantas flores, pássaros coloridos, água da fonte... o silêncio mais barulhento e reconfortante para os amantes da natureza. Tá decidido! Farei uma baita trilha quando isso tudo for organizado (tenho esperanças de que será breve, pois estou em casa para cuidar de você).
Enquanto a trilha não acontece vamos cuidar da rotina, né?! Na última postagem falei das inúmeras atividades que realizo para manter minha sanidade e meu salário, só não revelei a dificuldade para a manutenção do cronograma – risos. Então, a coisa é mais difícil do que imaginamos, mesmo para quem está acostumado às redes sociais (o que não é o meu caso). Acordar cedo depois das distrações midiáticas seria ruim em situações normais, imagina agora que somos convidadas a ficar em casa. Filmes, séries, shows, entrevistas etc, e as melhores acontecem a partir das 18h00min. Além disso, a falta de estímulos ambientais que nos fazem tanta falta e a parceria de nossas conquistas e derrocadas substituídas pelo cheirinho intenso de casa e seus afazeres domésticos, ou a barulhenta família reunida e suas inúmeras histórias sobre o dia que você... deixa pra lá!
Agora, o importante é pensar que o seu presente, aberto a cada manhã ao despertar, será a oportunidade de garantir mais alguns passos rumo ao seu horizonte. Seja qual for seu objetivo, ele precisa ser renovado todos os dias. Seguir o cronograma não é uma tarefa fácil; sem contar que eles podem ser alterados. Realize o que for possível. Planeje o que parece ser inalcançável. Peça ajuda daqueles que te amam para perseverar na trilha rumo ao seu prêmio. Admita, você não está sozinha/o.
Palavras-chaves: Autocuidado. Caminhada. Educação. Distanciamento Social. Professora. Trilha.
Комментарии