top of page
Que bom que você veio!

 

Esta página chegou em boa hora e pretende estender meus horizontes até que você consiga se aproximar mais de mim. 

 

Aqui, poderá encontrar poemas, contos, resenhas, ensaios... de uma amante das Letras. E sempre que a artesã ou a pintora criar algo novo, será aqui a primeira apresentação.

Cheiros de dendê.

Para me encontrar:

 

WhatsApp

(77) 98166-0505

E-mail: 

raigilrosas@gmail.com

ATENÇÃO!

Estou disponivel, na maior parte do tempo, pelo WhatsApp.  Sugiro que tente contato pelo aplicativo ou e-mail. 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • porquinhos_mealheiros
  • Ray Rosas - Artesã
  • Eu vivo para ler
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Vitória da Conquista
Bahia/Brasil

Fuxico

Toalha de Mesa Quadrada
Passadeira de Mesa com Pontas Triangulares
Passadeira de Mesa Reta

Móbiles de Feltro

Mainha e seus passarinhos

Crochê

Macramê

Tapete de Crochê Amarelo e Branco
Suporte para Planta

Arte de Mainha

Sabe aquela história: "Você teve a quem puxar?". Essa sou eu! Puxei a veia artística de Mainha. E esta página é dedicada às produções dela. 

Cresci observando Mainha fazer crochê (Antes que perguntem, não consegui desenvolver essa técnica e os filtros dos sonhos com base de crochê são contribuições dela.). Depois ela inventou que deveria aprender corte & costura, bordado, tricô, tapeçaria...

Aqui tem duas amostras dos trabalhos dela desses últimos anos: 

Fuxico, que é uma roseta feita de tecido, geralmente retalhos e sobras de tecido, usada como um aplique em bordados, quilt, scrapbooking etc.  chamado de yo-yo na América do Norte e de Suffolk puff ou Yorkshire Daisy nas Ilhas Britânicas. Reza a lenda que tudo começou nas Filipinas, quem sabe?! Essa técnica artesanal consiste no uso de um retalho recortado em formato circular e alinhavado nas suas extremidades, ao puxar a linha se forma uma trouxinha de tecido. Na elaboração desta técnica são normalmente utilizados: tesoura, retalhos de tecidos, agulhas, linhas, um molde de formato redondo. Ele é composto especialmente com a união de várias pequenas trouxas de tecido, as quais, entre-tecidas, constituem flores coloridas, que ao se conectarem dão um novo visual às confecções, bolsas, tapetes, colares, broches, colchas, entre outros itens.

Móbiles de feltro, a produção de bichinhos, florzinhas e outras coisinhas de feltro virou febre para decorar ambientes, principalmente em épocas festivas. Aqui, dois tipos aparecerão constantemente: móbiles indianos, aqueles de um fiozinho só (e não sei porquê são chamados assim, não consegui descobri na pesquisa que fiz); e de parede.

Crochê, ou Croché, é um artesanato feito com agulha própria e um fio contínuo para criar toalhas com desenhos incríveis - eu pessoalmente amo um ponto chamado 'pipoca'. Seu nome deriva da palavra francesa 'croc' que quer dizer 'gancho' (a ponta da agulha é um ganchinho). Mainha passou boa parte da vida utilizando linhas de algodão, depois cordão e agora está ousando com fios de malha

Macramê (do árabe makrama "guardanapo" ou "toalha"), um presentinho inesperado (risos).  Serão pouquíssimas peças, mas terão lugar aqui também.  Sabia que se trata de uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas toalhas etc.

Palavras-chaves: Artesanato. Educação. Professora.

bottom of page