top of page
Que bom que você veio!

 

Esta página chegou em boa hora e pretende estender meus horizontes até que você consiga se aproximar mais de mim. 

 

Aqui, poderá encontrar poemas, contos, resenhas, ensaios... de uma amante das Letras. E sempre que a artesã ou a pintora criar algo novo, será aqui a primeira apresentação.

Cheiros de dendê.

Para me encontrar:

 

WhatsApp

(77) 98166-0505

 

E-mail: 

raigilrosas@gmail.com

ATENÇÃO!

Estou disponivel, na maior parte do tempo, pelo WhatsApp.  Sugiro que tente contato pelo aplicativo ou e-mail. 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • porquinhos_mealheiros
  • Ray Rosas - Artesã
  • Eu vivo para ler
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Vitória da Conquista
Bahia/Brasil
Filtro dos Sonhos
Paz
Infinito
Céu
Esperança
Harmonia
Casamento
Amarelinho
Árvore e borboletas
Sol
Pompons de nuvens
Paixão
Celeste
Teias
Filtro dos Sonhos

Tive que pesquisar. Olha o resultado da página Dicionário de Símbolos:

 

O Filtro dos Sonhos é um objeto indígena e, como a maior parte dos amuletos, simboliza a proteção.

A sua origem remete ao povo indígena da América do Norte, os Ojibwa ou Chippewa, para o qual a tarefa mais importante na vida de um homem era aprender a decifrar sonhos - reflexos do nosso inconsciente.

Existem diversas lendas nativas americanas quanto ao surgimento do Filtro dos Sonhos, também conhecido como Teia dos Sonhos, Apanhador de Sonhos, Caçador de Sonhos, Espanta Pesadelos, Catasonhos ou Dream Catcher, em inglês.

O Filtro dos Sonhos são teias de caçar sonhos, uma espécie de mandala de cura ou amuleto de proteção e é preciso saber como funciona. Logo, o objeto deve ser pendurado num local onde o sol bata ou sobre as camas. Isso porque, estando no ar, consegue apanhar os sonhos maus e prendê-los até ao nascer do sol, sendo destruídos pela luz do sol na manhã seguinte. Os bons sonhos, por sua vez, chegam às pessoas porque podem passar pelo filtro.

O Filtro dos Sonhos consiste em um círculo, tradicionalmente feito com fibras de um salgueiro-chorão e revestido com tiras de couro, ao qual são amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. Uma pena de ave (preferencialmente de coruja, por significar "sabedoria") é colocada debaixo da teia, assim como outras penas e adereços. A pena simboliza a respiração e o ar, elemento essencial para a vida.

 

Aqui, vocês terão a oportunidade apreciar tipos diferentes de amarração em base de bastidor (não tenho acesso a cipós):

1. Soho - mais comum entre os artesãos, principalmente entre os hippies, parece uma teia de aranha;

2. Crochê - mais comum entre as artesãs que já trabalham com essa arte na confecção de outros produtos e se reinventaram na aplicação desses filtros;

3. Macramê - também uma reinvenção de sua aplicação, Com essa arte é possível desenvolver desenhos diferentes na confecção do filtro, a exemplo de árvores, flores, corujas etc;

4. Mexicano - esse é diferente mesmo! A base dele são palitos justapostos que formam desenhos geométricos com ângulos. Sua outra característica marcante são as cores vibrantes.

bottom of page